Há 20 dias meu príncipe tomou a famosa vacina de 2 meses (a primeira que tem reação), na rede pública de saúde são: pentavalente, pólio inativa, rotavírus monovalente e pneumocócica conjugada. Enquanto arrumava ele pra ir no posto expliquei que era importante tomar a vacina pra ficar saudável, que era apenas uma picadinha na coxa e não ia dor nada ele parecia entender me olhando e falando todos aqueles "agus" e sorrindo pra mim.


Quando cheguei no posto e descobri que era mais de uma picada na coxa (são 3 injeções na coxa e uma via oral) me senti uma traíra, ele estava bem quietinho me olhando confesso que me deu uma dorzinha no coração depois que tomou a rotavírus (gotinhas) e sorriu pra mim como se tivesse acabado, depois a enfermeira aplicou a primeira na coxa e foi quando ele começou a chorar de dor, eu vi outras postagens de mamãe, dizendo que choram toda vez que o filho toma vacina. Mas eu não chorei, só fiquei angustiada foi a primeira vacina que eu segurei ele pra tomar ( meu pai segurou ele na BCG e chorou).

Vacinas

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B): Primeira dose. Contra difteria, tétano, coqueluche, infecções provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (como meningite, pneumonia e outras) e segunda dose contra a hepatite B.
Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular).

Pólio inativada: Primeira dose. Previne a poliomielite, ou paralisia infantil. A vacina dada gratuitamente nos postos de saúde substituiu a versão oral (VOP ou Sabin) pela injetável.
Modo de aplicação: Picada no músculo da lateral da coxa.

Rotavírus: Primeira dose. Evita infecções pelo rotavírus, que causa vômito e diarreia e pode levar à desidratação. A vacina monovalente é dada de graça nos postos de saúde.
Modo de aplicação: gotinhas.

Pneumocócica conjugada: Primeira dose. Evita alguns tipos de pneumonia, meningites e outras doenças causadas pela bactéria pneumococo. Passou a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações em 2010, portanto é gratuita. A da rede pública é contra 10 tipos da bactéria.
Modo de aplicação: picada no músculo lateral da coxa (intramuscular).


Reações

A enfermeira explicou que o Eduardo poderia ter um pouco de febre, dor nas pernas e que por conta da rotavírus talvez teria diarreia, mas graças á Deus ele só teve febre de 37,6 º então dei 5 gotas de paracetamol que o pediatra me receitou no caso de febre e enfermeira disse que toda vez que eu desse remédio era pra dar um banho nele pra ele ficar calminho, enjoado e chorão ele também ficou por conta das dores na pernas.


Observação: essa vacina tem segunda dose no 4º mês da criança.


Deixe um comentário